terça-feira, 30 de julho de 2013

Opinião: Ainda há atletas de primeira e atletas de segunda, episódio.....

Escrevo-vos marca o relógio 04:36 da madrugada. Não por "complexo de artista" ou insónia contumaz, mas porque o palato da mente não escolhe hora ou lugar. Dei por mim a pensar que o Nuno Alves, a Graça Fernandes, o Gabriel Macchi, o Joaquim Machado ou o Lenine Cunha não mereceram destaque nos noticiários. Nem sequer assisti aos noticiários dos respectivos dias em que as medalhas foram conquistadas, mas sei-o, porque Portugal é assim. (Fi-lo posteriormente por descargo de consciência)

domingo, 28 de julho de 2013

Lyon2013 Atletismo: Portugal fecha a competição com mais 2 medalhas

Na Maratona, prova derradeira nas grandes competições, Gabriel Macchi, na classe T12, conquistou o bronze com o tempo 2:41:25, enquanto Joaquim Machado, classe T11, alcançou também o 3º lugar do pódio, com uma marca de 2:45:50.


Portugal sai de Lyon 2013 com um saldo de 5 medalhas, todas elas de bronze. Lenine Cunha, salto em comprimento T20, Nuno Alves, 5000 m T11, Graça Fernandes, salto em comprimento T38, e, claro, Gabriel Macchi e Joaquim Machado, foram os atletas responsáveis. No medalheiro, a selecção das quinas logrou o 59º lugar, entre 67 medalhados, num total de cerca de 100 países.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Lyon 2013 Atletismo: 2ª medalha para Portugal; Lenine Cunha leva o bronze no salto em comprimento (T20)

Lenine Cunha. Foto: António Abreu
Lenine Cunha conquistou a medalha de bronze no salto em comprimento T 20 (deficiência intelectual), com uma marca de 6.77 m. 

O atleta de Vila Nova de Gaia repete a posição de Londres 2012 e fecha com chave de ouro a época, depois de se ter sagrado Campeão do Mundo e da Europa INAS, competições onde foi eleito o melhor atleta da prova. 

Hoje, em Lyon, Lenine Cunha exibiu-se em grande nível, mas o croata Zoran Talic, prata, e o ucraniano Dmytro Prudnikov, ouro, não ficaram atrás, protagonizando as suas melhores marcas da época, 7.07 m e 7.15 m, respectivamente. 

Tiago Duarte, o outro atleta luso presente nesta final, alcançou o penúltimo lugar (16º), fruto de um salto de 5.50 m.

Na final do lançamento do dardo (F11 - deficiência visual), Nélson Gonçalves logrou o 5º posto.

sábado, 20 de julho de 2013

Lyon 2013: Nuno Alves (T11) medalha de bronze nos 5000 m

1ª medalha para Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo IPC, em Lyon. Nuno Alves (T11 - def. visual) conquistou a medalha de bronze nos 5000 m. 




Recordamos que podes acompanhar a competição em directo em: http://www.youtube.com/ParalympicSportTV

MAIS INFO: 


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Lyon 2013: Campeonato do Mundo de Atletismo IPC começa hoje; Portugal leva 22 atletas


A cidade de Lyon, França, recebe o Campeonato do Mundo de Atletismo do IPC, naquela que será a maior concentração de atletas paralímpicos após Londres 2012. Hoje, tempo para a cerimónia de abertura, amanhã, 1º dia de competição. Em prova, vão estar mais de 1100 atletas de 99 países em busca das 207 medalhas em disputa. 

Comparativamente à última edição, realizada em 2011, na Nova Zelândia, constata-se um aumento de cerca de 150 atletas e de 19 países. O evento tem transmissão integral assegurada pelo IPC – International Paralympic Committee – no canal do Youtube http://www.youtube.com/ParalympicSportTV

domingo, 14 de julho de 2013

BCR: João Correia esclarece motivos da saída da APD Braga


A notícia caiu que nem uma bomba e pasmou todos aqueles ligados ao basquetebol em cadeira de rodas, a par da importância do trabalho desenvolvido por João Correia na APD Braga, que culminou com a conquista do Campeonato Nacional e da Taça de Portugal, títulos inéditos no currículo dos minhotos. 

O agora ex-dirigente "bateu com a porta", mas as razões da decisão continuavam à mercê da especulação, suscitando notícias como a avançada pelo Minho Jornal, onde se atribuía à sua saída o chumbo da aprovação do contrato-programa de apoio à APD Braga pelo executivo socialista.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

José Macedo eleito atleta do mês de Junho pelo IPC

Com uns claros 59% dos votos, José Macedo, recém-sagrado campeão da Europa de Boccia em Individuais e Pares BC3, em Guimarães, venceu o prémio para melhor atleta do mês de Junho, numa votação aberta ao público levada a cabo pelo IPC - International Paralympic Committee - Comité Paralímpico Internacional. O atleta do Sporting Clube de Braga bateu a concorrência de outros 4 atletas, onde sobressaíam os nomes do brasileiro Alan Fonteles de Oliveira, que recentemente quebrou o recorde nos 100 m de Oscar Pistorius, e do italiano Alex Zanardi. 


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Eurobasket 2013 Frankfurt: Grã-Bretanha leva a melhor sobre a Turquia pelo ouro; Holanda vence Alemanha no torneio feminino

Fonte: IPC - British Wheelchair Basketball
Numa final previsivelmente equilibrada, os anfitriões dos últimos jogos Paralímpicos vergaram a Turquia por uma margem tangencial de 2 pontos. Os otomanos quase superaram o seu melhor registo - prata em 2009 e agora na presente edição -, mas foram perdulários da linha de lance livre nos últimos segundos. 

Curiosamente, o turco Özgür Gürbulak, eleito o melhor atleta do torneio, falhou 2 lances livres a faltar 3 segundos para o final. Resultado: 59-57. 

domingo, 7 de julho de 2013

Ténis em cadeira de rodas – João Sanona aponta ao Rio 2016, apesar do cenário difícil da modalidade em Portugal


DR
Idade: 34

Iniciação no desporto adaptado: 1993 no basquetebol na GDR Joanita, no ténis em 2011 no Clube Setenis Setúbal

Ídolos: Magic Johnson, Roger Federer, Esther Vergeer 

Patologia: Spina Bifida


Títulos/honras/participações:
Campeonato Nacional de Ténis em cadeira de rodas 2011 e 2012 (terceiro lugar em 2012)
I torneio internacional de Pinto – Madrid (terceiro lugar em pares) 2012
III Open internacional da cidade da Corunha 2013

Com apenas 2 anos de prática, o tenista João Sanona já acumula participações em Torneios Internacionais e em 2 Campeonatos Nacionais, constando no seu currículo alguns pódios. No horizonte, estão os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, uma “fasquia alta e complicada”, mas não intransponível. O plano é claro: disputar mais provas internacionais do circuito ITF – International Tennis Federation - de modo a escalar o ranking e partilhar da excelência e do sonho de um palco paralímpico.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

José Macedo é um dos nomeados para "Atleta do Mês" de Junho pelo IPC - Votações até 8 de Julho

Depois de uma prestação épica na final do EUROBOCCIA 2013, em Guimarães, diante o campeão paralímpico Grigoris Polychronidis, José Macedo vê agora premiado o percurso que lhe valeu o título de Campeão da Europa em Individuais BC3. 

O Comité Paralímpico Internacional (IPC) divulgou a lista de nomeados para melhor atleta do mês de Junho e nela consta o nome de José Macedo. 

O atleta do Sporting Clube de Braga enfrenta a concorrência de Alex Zanardi (Handcycling), Sabine Ellerbrock (Ténis em cadeira de rodas), Alan Fonteles de Oliveira (Atletismo) e Marlou van Rhijn (Atletismo). 

Para votar, basta aceder à homepage do site do IPC - http://www.paralympic.org