sexta-feira, 29 de março de 2013

Avenida da Ribeira das Naus: Marcel Hug junta-se às críticas

Depois de Roger Puigbo, Heinz Frei e Paul Oddermat, Marcel Hug manifestou o seu descontentamento face à alteração do percurso da Meia Maratona de Lisboa, que passou a incluir a nova Avenida da Ribeira das Naus. 

Como O Caminho é o Fim já havia noticiado, o mau estado do empedrado - aberto ao trânsito 1 dia antes da prova - obrigou os atletas a abrandarem o ritmo na referida zona como medida de segurança. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Meia Maratona de Lisboa: pavimento pôs em causa a segurança e prestação dos atletas


A Meia Maratona de Lisboa foi tema de notícia vezes sem conta, pela positiva, graças à participação recorde, que ascendeu a 40 000 inscritos. Contudo, aquela que é umas das provas mais conceituadas do mundo desta distância trouxe dissabores aos corredores em cadeira de rodas. Na origem dos incidentes, esteve o pavimento, em paralelo, da recém-inaugurada Avenida da Ribeira das Naus – já em vias de ser reparada como ontem adiantou o Público -, esbulhando qualquer possibilidade aos atletas em cadeira de rodas de tentarem a obtenção de uma boa marca ou mesmo a quebra do recorde do mundo.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Resultados da Meia Maratona de Lisboa: Roger Puigbo (T53), Santiago Sanz (T52) e Jade Jones (T53) foram os grandes vencedores

Fonte: Maratona Clube de Portugal. Na foto, Jade Jones.
A chuva ameaçou a manhã de 24 de Março, mas para bem da 23ª Meia Maratona de Lisboa, 15ª edição com prova em cadeira de rodas, esta só se abateu pela capital já perto do final. 


Mais uma vez, aquela que é considerada a Meia Maratona mais rápida do mundo atraiu os melhores corredores em cadeira de rodas, tais como Heinz Frei, Marcel Hug, Ernst van Dyk ou a prodígio britânica Jade Jones, de apenas 17 anos. 

sábado, 23 de março de 2013

Entrevista com Heinz Frei: aos 55 anos, o rei do desporto paralímpico luta por mais do que vitórias


Foto: Susana Luzir
Nome:  Heinz Frei
Idade: 55
Naturalidade: Solothurn, Suiça
Equipa: TopEnd - Küschall
Iniciação no desporto: 1980
Patologia: Paraplégia
Ídolos: Sebastian Coe
Provas predilectas: Maratonas de Berlim e Oita Marathons; e os Jogos Paralímpicos
Principais distinções: 10 vezes Melhor Paraatleta Suiço do ano
Palmarés: 31 medalhas paralímpicas entre 1984 e 2012, 15 de ouro; 13 títulos de campeão do mundo; recordista do mundo da Maratona e dos 100 km; 111 vitórias em maratonas internacionais entre 1982 e 2011


As 31 medalhas paralímpicas e a participação em 8 edições dos Jogos de forma consecutiva – entre 1984 e 2012 – tornam redundantes todas as palavras. O nome de Heinz Frei não inunda os média como outros craques efémeros, mas fará companhia nos livros de História aos que pela prestação desportiva ensinaram mais ao mundo que o culto da vitória. Aos 55 anos, um dos melhores atletas de sempre arranca para a participação em mais uma Meia-Maratona de Lisboa, tantas que o próprio assume que já lhe perdeu a conta.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Infografia: o currículo dos craques que vão estar na Meia-Maratona de Lisboa

Corria o ano de 1999 quando a Meia-maratona de Lisboa passou a integrar uma prova destinada a atletas em cadeira de rodas. 14 anos mais tarde, o evento é passagem obrigatória no calendário de muitos atletas paralímpicos de referência. 

Do eterno Heinz Frei até à coqueluche britânica David Weir, sem esquecer os filhos da terra Alberto Batista e Alexandrino Ribeiro, Lisboa é vedeta por um dia abrindo a Ponte 25 de Abril ao talento. 

domingo, 17 de março de 2013

Campeonato da Europa INAS: Portugal revalida título por equipas; Lenine Cunha melhor atleta da prova

Fonte: Anddi
25 medalhas conquistadas, campeão europeu por equipas, masculino e feminino, e melhor atleta da prova, Lenine Cunha. A selecção portuguesa esteve intratável e "ceifou" tudo o que estava em jogo. 

Depois de um começo auspicioso, com 3 medalhas (1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze) no 1º dia de prova, a comitiva lusa subiu a parada no 2º dia, somando 10 pódios (5 vezes ouro, 3 prata e 1 bronze), enquanto no 3º e último dia do certame, repetiu a dose, desta feita arrecadando 2 medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze. 

sexta-feira, 15 de março de 2013

3 medalhas para Portugal no 1º dia do Campeonato da Europa de Pista Coberta INAS

Fonte:Anddi
Portugal, actual campeão europeu e mundial por equipas, arrancou com o pé direito no Campeonato da Europa INAS, a realizar-se em Istambul, (deficiência intelectual) ao conquistar 3 medalhas. 

Erica Gomes alcançou o 3º lugar no salto em comprimento, estabelecendo novo recorde nacional ao saltar 4.96m; enquanto no pentatlo masculino, a equipa lusa fez a "dobradinha" com Lenine Cunha, bronze no salto em comprimento nos Jogos Paralímpicos de Londres, e Tiago Duarte a lograrem o ouro e a prata, respectivamente. 

terça-feira, 12 de março de 2013

Laureus 2013: Daniel Dias leva a estatueta de melhor paraatleta de 2012

Fonte: Estadão
O trono de Daniel Dias no desporto paralímpico brasileiro parece cada vez mais inabalável. 6 vezes ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, num total de 15 medalhas paralímpicas na carreira, o nadador brasileiro de 24 anos viu reconhecido o seu mérito pela Academia Laureus, arrecadando a distinção de melhor atleta com deficiência de 2012

quinta-feira, 7 de março de 2013

Manuela Ralha, a atleta que "aperta" os políticos nas horas vagas


Perfil

Nome: Manuela Ralha
Idade: 46 anos
Clubes que representou: Mithós-Histórias Exemplares
Ano de iniciação: 2012
Patologia: Lesão medular traumática - Paraplegia
Ídolos: O pai
Provas predilectas: Não tem
Distinções: Agraciada com o Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira





De megafone em riste, senhora de si, Manuela Ralha esbanja força, daquela que não está gasta e mordisca quem esquece a igualdade. Vai à luta no movimento “(d)Eficientes Indignados”, um fenómeno sem precedentes na chamada de atenção para os obstáculos enfrentados pela pessoa com deficiência; na associação de apoio à multideficiência “Mithós – Histórias exemplares”, que actualmente preside; vai à luta na vida.

Mãe de 4 filhos, 2 biológicos, 2 do marido, Rui, mas todos – nas suas palavras – “do coração”, descortinou tempo onde ele raramente existe numa “rotina complicada e cansativa” para se dedicar à natação. Antes de contrair a lesão, praticava Body Combat e Dança. Em adolescente, além da dança, fez Judo e Muay Thai, e, ainda petiz, Ballet, Ginástica Desportiva, Rítmica (federada) e Natação.

sábado, 2 de março de 2013

Andebol em cadeira de rodas: O que nasce torto...

Esclarecimento prévio: sou a favor - naturalmente - da promoção de novas modalidades adaptadas, que ampliem o leque de opções das pessoas com deficiência que acalentam a prática desportiva, seja com que intuito for: recreativo ou competitivo. O andebol em cadeira de rodas não é excepção e acredito piamente que reúne, na estética e na tradição, condições para se enraizar no nosso país. Mas não assim. 

O facto de a vontade em arrancar com a modalidade emanar de uma federação com pergaminhos no desporto nacional convencional, como a Federação de Andebol de Portugal, constituía um bom prenúncio. Cedo, o negrume assolou a iniciativa. De nada valeram os erros do passado, e do presente, noutros desportos adaptados, como o "esquecimento" das políticas de captação ou a formação intermitente, ou inexistente, de treinadores, árbitros e classificadores.