quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mideba é anfitriã da Challenge Cup, que se joga entre amanhã e domingo

Apesar do revés da última jornada da liga, na qual saiu derrotada em casa diante o despromovido Caja Vital Zuzenak, caindo para o 4º lugar na classificação, Mideba pode prolongar a temporada de sonho, na Challenge Cup, prova que recebe no pavilhão Granadilla, entre amanhã, 26, e domingo, 28. 

Esta competição europeia de clubes, fundada em 2009, traz a Badajoz alguns dos nomes mais temidos do basquetebol em cadeira de rodas internacional, a saber por ordem do ranking europeu de clubes: Oldham Owls (Inglaterra - 24º), Mideba Extremadura (33º), KKTCELL (Turquia - 49º), Goldmann Dolphins Trier (Alemanha - 54º), KIK Sana Sanski Most y Norrbacka HIF (Bósnia Herzegovina - 72º), y ASD Polisportiva Nordest (-). 


Por esta disposição, mas também pelo desempenho memorável ao longo da temporada,  expresso no alcance da final da Taça do Rei, na prestação extraordinária na liga, distinguindo-se como a única equipa a vergar os campeões nacionais Fundosa Once, o conjunto estremenho, onde actuam os portugueses Marco Gonçalves e Hugo Lourenço, parte para esta jornada europeia com legítimas aspirações à vitória. 

Boa notícia para os amantes do basquetebol em cadeira de rodas que caso não se possam deslocar até Badajoz para assistir ao vivo, terão a oportunidade de acompanhar os jogos online, no endereço http://adctvi.es/Directo/index.htm

Devido à desistência de última hora da equipa Sgur Silverspokes Gent, uma vez que várias companhias aéreas transmitiram ao clube a impossibilidade de transportarem as cadeiras, não podemos ainda ceder o calendário definitivo. 

Conhece os atletas mais sonantes que marcam presença na Challenge Cup:

MIDEBA EXTREMADURA

Salvador Zavala (treinador-jogador)

Nacionalidade: mexicana 

Data de Nascimento: 23-12-1972

Classificação: 4.5

Um dos jogadores mais virtuosos a actuar no campeonato do país vizinho, "Chava" Zavala ostenta o impressionante registo de quase 10 anos como melhor marcador da liga. 

Foi campeão nacional espanhol, vice-campeão da Taça do Rei e vencedor da prova europeia Willi Brinkmann, ao serviço do Fundación Grupo Norte, de Valladolid; com Mideba, clube do coração, novamente finalista vencido da taça do rei, dois vice-campeonatos e um quarto lugar na Champions Cup, montra mais ilustre do BCR europeu.

Da esquerda para a direita, Hugo Lourenço e Roberto Mena
Hugo Lourenço

Nacionalidade: portuguesa

Data de Nascimento: 19-09-1978

Classificação: 4.0

Internacional português, Campeão Europeu da divisão C, Hugo Lourenço é inequivocamente o melhor que Portugal já produziu na modalidade. 

Jogador ecléctico, faz uso como ninguém da altura para se afirmar na luta das tabelas, exibe um excelente controlo de cadeira, sendo um atleta respeitado por colegas, adversários e adeptos. 

OLDHAM OWLS

Peter Finbow

Nacionalidade: inglesa

Data de Nascimento: 17-05-1975

Classificação: 2.0


O currículo deste experiente base/extremo britânico fala por si: 2 medalhas de bronze em 3 participações paralímpicas (2004, 2008 e 2012), 1 vitória (2011) e 2 terceiros lugares no Campeonato da Europa (2003, 2009), 1 segundo lugar no Campeonato do Mundo (2002). 

Nunca exuberante, é no entanto um valor indiscutível, que se impôs num meio ultra-competitivo como o BCR britânico. 


Abdi Jama

Nacionalidade: inglesa

Data de Nascimento: 17-05-1982

Classificação: 1.0

Uma das âncoras da esquadra britânica nos Paralímpicos de 2012, que fracassou no objectivo de chegar às medalhas, Abdi Jama assume-se como um dos melhores jogadores de baixa pontuação da actualidade. 

No palmarés conta com 2 Campeonatos da Europa de sub-23, 1 Campeonato da Europa sénior e, na mesma competição, 1 medalha de prata e 1 de bronze;  e 1 medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de 2008, em Pequim. A nível de clubes, o atleta, nascido na Somália, já representou os italianos Anmic Sassari, vencendo o campeonato local por 2 ocasiões, os australianos Perth Wildcats, logrando um título nacional, enquanto em termos internos, além dos Oldham Owls, vestiu as cores dos Wolverhampton Rhinos. Figurou no 5 ideal da Andre Vergauwen Cup de 2012, competição europeia de clubes de grande prestígio. 

Curiosidade: A história de Abdi Jama tem contornos de fábula. Aos 19 anos, surgiu a oportunidade de embarcar numa aventura no BCR italiano, que quase escapou ao internacional inglês. Sem dinheiro para se deslocar de Liverpool até Stansted, para apanhar o avião, Jama viu as suas esperanças revigoradas quando um amigo se ofereceu para lhe dar boleia. Assim começou uma carreira pontuada por sucessos. 


GOLDMANN DOLPHINS TRIER

Dirk Passiwan

Nacionalidade: alemã

Data de Nascimento: 13-10-1976

Classificação: 4,5

Embora a velocidade e o engenho não estejam em larga escala no seu ADN basquetebolístico, Dirk Passiwan consegue desempenhar qualquer uma das posições do campo e é um atirador letal, armando com facilidade o lançamento de 3 pontos. 

Internacional pelo seu país, com várias presenças em Paraolimpíadas, o portentoso germânico foi o melhor marcador do Campeonato da Europa de 2011, realizado em Israel, onde a sua selecção perdeu na final diante a Espanha. 

Janet McLachlan


Nacionalidade: canadiana

Data de Nascimento: 26-08-1977

Classificação: 4,5

Chamam-lhe a versão feminina de Patrick Anderson e não é para menos. O manancial de recursos técnicos aliados a um elã inato pela atmosfera desportiva fazem dela uma atleta quase sem senãos. Na verdade, Janet McLachlan só se iniciou na modalidade em 2006, mas antes foi jogadora de basquetebol convencional, conquistando dois títulos universitários no seu país, e também praticou rugby. 

Uma lesão irreversível no joelho colocou-a na órbita do BCR, onde deu de caras com o sucesso. Participou nos Paralímpicos de 2008 e 2012 e, em 2010, a hipótese de abraçar o basket como profissão nos Dolphins Trier bateu-lhe à porta. 


Chad Jassman

Nacionalidade: canadiana

Data de Nascimento: 16-09-1983

Classificação: 1,5

Ex-jogador de hóquei, Chad Jassman não ocupa uma posição de destaque na selecção canadiana, muito por culpa de ser contemporâneo da geração de ouro do BCR do país. 

Contudo, estar entre os 12 seleccionados que estiveram em Londres 2012 constitui um atestado de competência cabal, ou não estivéssemos a falar da nação vencedora de 4 medalhas paralímpicas (3 de ouro e 1 de prata) nas últimas 4 edições dos Jogos. Fanático por desporto, pratica ténis e ski nas horas vagas. O convite para integrar os Dolphins Trier veio em 2011. 

Sem comentários:

Enviar um comentário