segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Rudy Fernández sentou-se na cadeira de rodas por um dia


A super estrela do basquetebol espanhol Rudy Fernández aceitou o desafio lançado pela RTVE (Radio Televisión Española) para participar no programa "Capacitados", promovido pela Fundação Once. A série documental de 13 episódios submete figuras públicas espanholas das mais diversas áreas ao duro teste de enfrentar as privações de uma deficiência.



Neste episódio, Rudy Fernandez, internacional pela "ÑBA" (alcunha da selecção vizinha), vestiu a camisola da equipa campeã espanhola de basquetebol em cadeira de rodas, uma das melhores da Europa, Fundosa Once. 

Lado a lado com os paraolímpicos Rafael Muiño Gamez, Alejandro Zarzuela, Jaume Llambi Riera, entre outros, o base-extremo que passou pelos Portland Trail Blazers e Denver Nuggets, envergando de momento as cores do Real Madrid, debate-se com dificuldades inesperadas e até embaraçosas que lhe arrancam um sorriso.

Daniel Stix Soto, o mais jovem jogador de Fundosa, de apenas 15 anos, é co-protagonista ao assumir o papel de "mentor" de Rudy Fernandez, que trava uma luta titânica com a cadeira para fazer o que em condições normais não lhe exigiria o menor esforço.

Sem rodeios em torno da deficiência, "Capacitados" oferece ao espectador toda a liberdade para ajuizar e reflectir sobre o tema em foco, descartando-se o jornalista de emitir qualquer comentário ou narrar o episódio. 

                             

Sem comentários:

Enviar um comentário